sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Esclareça dúvidas sobre gestação


Durante um mês, as leitoras do site do GLOBO enviaram perguntas para o obstetra Luiz Fernando Dale, especialista em fertilização in vitro.

Confira aqui as respostas para as perguntas mais frequentes ou clique aqui para ler todas as dicas do médico.

Durante a gravidez a mulher pode fazer sexo em qualquer posição?
Sim, se não há contraindicação médica como sangramento vaginal, ameaça de parto prematuro ou situações que exijam repouso, não há restrição ao sexo.

Como deve ser a alimentação durante a gravidez?
É muito importante privilegiar proteínas, substrato para formação celular do bebê, como carne, peixes, ovos, frango. O leite e seus derivados e verduras escuras são importantes por causa do cálcio, que servem para a formação de dentes e ossos. Alimente-se entre os intervalos das refeições e não fique em jejum por mais de duas horas. Beba bastante água e coma verduras e frutas. Uma alimentação saudável sem frituras e gorduras só trará benefícios.

Se a mulher tem um mioma, ela pode engravidar?
Se o mioma atinge a cavidade uterina ou se ele é grande, poderá afetar a fertilidade. Antes de decidir que ele seja o responsável, todos os parâmetros da fertilidade devem ser avaliados.

Quem ja passou por parto cesárea, poderá ter um pato normal se assim desejar?
Nem sempre. Existe um risco de rotura uterina. No local da cicatriz da cesariana pode haver uma fragilidade e a parede se romper. A maioria dos obstetras não gosta de correr riscos, por isso o ideal é conversar com um médico de confiança.

Descobri que tenho hipotireoidismo. Por que essa doença atrapalha a gravidez?
As alterações da tireoide podem afetar o metabolismo basal e este pode interferir na concepção e na manutenção de uma gestação. Existem diversos outros fatores que podem afetar a capacidade de engravidar. É necessário uma avaliação do espermatozoide, óvulo e trajeto anatômico, para poder dar um diagnóstico e o tratamento necessário.

Até que idade uma mulher poder engravidar sem ter que fazer algum tratamento?
A probabilidade de engravidar começa a diminuir a medida que a idade avança. A partir dos 36 anos as taxas de fertilidade caem gradualmente, e a partir dos 40 anos, drasticamente. Acima de 45 anos dificilmente uma mulher poderá engravidar naturalmente. A recomendação dos médicos é que o quanto antes puder, a mulher deve tentar realizar o seu sonho até os 35 anos.

Os exercícios físicos do primeiro trimestre devem ser mais leves que os do segundo e terceiro trimestres da gestação?
Caso a gravidez não tenha nenhuma intercorrência e a mulher já possua o habito do exercicio, não há contraindicação ao exercício porém, ele deve ser mais moderado. Quem corria deve optar por caminhadas, por exemplo. A grávida tende a ter hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia, levando a maior freqüência de tonturas ou até mesmo desmaios, que são mais frequentes no primeiro e no terceiro trimestres, e por isso ela deve ter mais cuidado.

Grávidas podem tingir os fios, fazer tratamentos capilares com produtos à base de tioglicolato de amônio, escova marroquina ou reflexos?
Não. Mesmo se o produto é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele não deve ser usado por gestantes. Nenhum produto que contenha metal pesado, como a tintura, deve ser aplicado nos fios mesmo que sejam apenas reflexos. Os metais pesados podem prejudicar o feto, que fica mais sujeito a má formação.

Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário