sábado, 24 de outubro de 2009

Sucção

Como a maioria dos pais ou futuros pais já devem saber, o uso de chupeta, mamadeira ou dedo por um tempo prolongado, nos primeiros anos de vida, pode interferir no desenvolvimento da fala de seus filhos.

Um estudo recente realizado por pesquisadores do Chile, em parceria com cientistas dos Estados Unidos, confirmou exatamente o que já se sabia: que as crianças que prolongaram seus hábitos de sucção por mais de três anos, apresentaram três vezes mais riscos de apresentar dificuldades na fala.

Além disso, os pesquisadores também descobriram, que retardar a introdução da mamadeira até os 9 meses de idade, reduz os riscos da criança apresentar problemas na articulação da fala.

Os resultados sugerem que, outras formas de sucção que não sejam pela amamentação, podem ter influência no desenvolvimento da criança, ressaltando, inclusive, que o uso de mamadeiras e chupetas vem crescendo nas últimas décadas.

Estudos anteriores mostraram que bebês e pré-escolares que prolongam o uso da chupeta e da mamadeira podem ter problemas ligados à arcada dentária. Outras pesquisas já provaram que mamar no peito ajuda a desenvolver a coordenção da respiração e articulação para a fala.

Conclusões importantes:

- A sucção pela amamentação (mamar no peito) é favorável e deve ser estimulada, principalmente nos seis primeiros meses de vida do bebê

- A sucção por hábitos deletérios (viciosos) - mamadeira, dedo, chupeta e outros - são nocivas, e devem ser, o quanto antes, eliminadas, com riscos de trazer prejuízos à fala, à dentição e à respiração de nossos pimpolhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário