terça-feira, 27 de outubro de 2009

Amamentação

Nos primeiros 6 meses de vida do bebê o leite materno deverá ser o único alimento oferecido. Não é necessário nem mesmo água ou chás.

Ele oferece uma fonte de nutrientes especialmente adaptados às condições digestivas e metabólicas da criança. Oferece ainda, proteção contra algumas doenças, estabelece um forte vínculo entre mãe e filho e previne doenças cardiovasculares na vida adulta da criança. O leite materno é adequado e garante o crescimento e desenvolvimento adequados da criança nesta fase da vida!

A orientação do período exclusivo da amamentação até os seis meses de idade é dada pelo Ministério da Saúde e também pela Organização Mundial da Saúde.

Na impossibilidade ou dificuldades de amamentar o recém-nascido, a mãe deve procurar um profissional capacitado para orientar a melhor conduta. O fonoaudiólogo, neste caso, é uma das melhores opções, pois é o profissional que estuda as funções de sucção e respiração, dentre outras, importantíssimas para este processo.

A partir do 6º mês torna-se necessário complementar a dieta da criança com outros alimentos. Lembrando que não é para SUBSTITUIR o leite materno e sim COMPLEMENTAR, pois o aleitamento materno deve ser mantido, sempre que possível, até os 2 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário