quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Campanha de prevenção à catarata na infância


A fim de orientar os pais sobre a importância do teste do olhinho para a prevenção e diagnóstico precoce da catarata infantil, uma das principais causas de cegueira em crianças, o Instituto Catarata Infantil (ICI) promove, no próximo domingo, a segunda edição da campanha "Abrindo janelas para uma vida inteira", no Rio de Janeiro.

A ação contará com uma equipe de oftalmologistas do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL) que oferecerão gratuitamente o exame capaz de identificar problemas de visão na infância.

Apesar de ser facilmente diagnosticada por meio do teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho - um simples teste que pode ser realizado em consultório pelo pediatra, nos primeiros meses de vida em bebês - a catarata infantil acomete de 1.500 a 3.000 crianças a cada ano no Brasil. A falta de informação aliada à dificuldade para iniciar o tratamento adequado, faz com que muitas crianças não desenvolvam a visão devido à doença.

Por isso é de extrema importância a análise precoce da catarata infantil. Quanto mais cedo houver o diagnóstico e o subsequente procedimento cirúrgico, menor será o dano causado à acuidade visual.

Campanha:
"Abrindo janelas para uma vida inteira"
Data: dia 29 de dezembro (domingo)
Horário: das 9h às 12h
Local: no calçadão do Leblon, em frente ao Baixo Bebê

Realização: ICI

Nenhum comentário:

Postar um comentário